Caso real: Acidente de trabalho… na casa de banho? Conheça as regras

No dia a dia das empresas há casos caricatos como aconteceu com um talhante que sofreu um acidente de trabalho quando tinha ido à casa de banho. O que pode parecer uma anedota, acabou por trazer grandes problemas à empresa por não ter reagido corretamente. Como assim?

Magoou-se num dedo: Empresa recusou acionar o seguro

Tudo começou no final de um dia de trabalho em que o trabalhador com a categoria de talhante se dirigiu à casa de banho. Contudo, quando ia abotoar as calças, sofreu um traumatismo no terceiro dedo da mão esquerda, o qual ficou com a ponta caída, ou seja, o chamado “dedo em martelo”. O trabalhador dirigiu-se à urgência onde foi tratado.
Perante esta situação, a empresa suspeita que o trabalhador simulou a ocorrência e recusou participar o caso ao seguro de acidentes de trabalho. Terá procedido bem?

Quando há acidente de trabalho: As regras básicas

A lei estabelece que há um acidente de trabalho quando o funcionário está no “local de trabalho” e no “tempo de trabalho”. Assim, à primeira vista, poder-se-ia pensar que só há acidente de trabalho quando está ao serviço, mas não é bem assim. Tal acontece porque a definição destes 2 conceitos é bastante mais abrangente. Mas será que estar no WC está incluído?

As respostas e a análise na próxima Revista Gerente

Para esclarecer todas estas questões, no próximo número da Revista Gerente (ano 17, nº16, pág. 6) vamos analisar em detalhe este caso, bem como as regras aplicáveis para que as empresas saibam quando é que há, ou não, acidente de trabalho, evitando problemas.